5/11/2022

A importância de preservar a qualidade dos recursos hídricos

No Dia Mundial do Mar, celebrado a 22 de maio, é fundamental relembrar a importância da água e da sua qualidade para a existência dos seres humanos, da biodiversidade e do equilíbrio dos ecossistemas, já que é o recurso dominante quer na superfície da Terra (~71%), quer nos seres vivos (entre 70% e 95%). A par disto, é também vital para a continuidade e desenvolvimento de sistemas e atividades económicas, sejam setores de atividade (hotelaria, construção ou transportes), ou produtos (papel, roupa, etc.).

 

Contudo, apenas 3% é água doce e, desta percentagem reduzida, pouco mais de 2% pode ser encontrada em estado sólido, - o que quer dizer que menos de 1% está disponível para consumo. Desta forma, garantir a disponibilidade e qualidade da água é fundamental para a subsistência do planeta, pelo que se deve fazer uma gestão e monitorização corretas do uso dos recursos hídricos.

 

Neste sentido, ter consciência do que fazer a possíveis contaminadores dos recursos hídricos, como são exemplo os óleos alimentares usados, permitirá a preservação da sua qualidade, em grande escala. Estima-se que, das centenas de milhares de toneladas de óleo alimentar que circulam anualmente no mercado, apenas alguns milhares sejam recolhidos e encaminhados corretamente para a produção de novos produtos, como biocombustíveis de resíduos e outros avançados, que podem, consequentemente, ser utilizados para substituir, em parte, os produtos petrolíferos nos combustíveis e gerar uma poupança significativa nas emissões de CO2.

 

Por sua vez, a recolha de óleo alimentar usado e o depósito em oleões pode ter um triplo impacto positivo, nomeadamente, na prevenção da contaminação de cursos água, na possibilidade de produção de energia renovável e, portanto, amiga do ambiente, e na redução da emissão de gases de efeito de estufa em grande escala para a atmosfera.

 

O impacto da contaminação das águas é facilmente mensurável. Segundo dados das Nações Unidas, um ser humano precisa de cerca de 110 litros de água por dia para satisfazer as suas necessidades básicas, tais como banhos, lavar as mãos ou os dentes, descargas de autoclismo, entre outras, o que significa que, ao evitar-se a contaminação de um milhão de litros de água, é possível assegurar a satisfação das necessidades básicas de uma pessoa durante cerca de 24 anos.

 

Contudo, há ainda um longo caminho a percorrer no sentido de introduzir, desde cedo, conhecimentos e hábitos de reciclagem de forma a evitar o depósito na natureza de alguns dos mais graves poluentes da água, como é o caso dos óleos alimentares usados. Se bem interiorizados pela sociedade e implementados de forma global, cada pequeno gesto terá um impacto significativo na preservação da qualidade dos recursos hídricos.