9/20/2021

De resíduo a matéria-prima: como são produzidos os biocombustíveis de resíduos e outros avançados

Os biocombustíveis de resíduos e outros avançados, ao utilizarem resíduos como matéria-prima, reduzem significativamente as emissões de gases de efeito de estufa associados à produção de novas fontes de energia. Ao mesmo tempo contribuem para a promoção da economia circular e para uma melhor gestão de resíduos, enquanto evitam a sobreexploração de recursos naturais.

O resultado é uma fonte de energia renovável líquida disponível nos postos de abastecimento normais, mas é o processo de transformação de matérias como óleos alimentares usados, manteigas, margarinas e molhos rejeitados de linha, não conforme ou fora de validade, lamas resultantes do tratamento primário das águas residuais, industriais e urbanas, palhas, glicerina bruta e até de borras de café em biocombustíveis, que os torna uma forma de energia mais sustentável.

Tudo começa com a recolha dos resíduos, cujo processo depende da categoria em que se inserem (domésticos, industriais, florestais ou provenientes de Estações de Tratamento de Esgotos). Em seguida, inicia-se a segunda fase do processo, aquela em que se procede ao tratamento das matérias, que, em algumas situações, permite a recuperação de volumes de água, um recurso natural precioso que, desta forma, é reintegrado no ambiente.

Após a separação e purificação dos elementos que constituem os resíduos e seu tratamento o próximo passo é o transporte para as bio refinarias, onde começa a transformação em biocombustível, que mais tarde é encaminhado para os postos de abastecimento, chegando, assim, aos nossos veículos, aos transportes de mercadorias, coletivos e até, em alguns casos, ao transporte marítimo.

Este é processo que permite transformar resíduos em matéria-prima, poupando assim o meio ambiente, evitando a sobreexploração de recursos, promovendo a economia circular e reduzindo as emissões de gases de efeito de estufa, uma preocupação de todos a nível mundial.