A necessidade de transitar para fontes de energia mais limpas e sustentáveis nunca foi tão urgente. A procura por alternativas como os biocombustíveis avançados e os combustíveis verdes tem vindo a ganhar força como uma solução viável para a descarbonização dos transportes e da indústria, mas ainda há muito trabalho a ser feito para acelerar essa transição.
Mas que iniciativas estão a ser implementadas para descarbonizar estes setores? Quais são as oportunidades que Portugal tem para liderar esta transformação? E que papel desempenham os decisores políticos e as empresas neste caminho rumo a um futuro sustentável?
Para debater estas e outras questões, a Associação de Bioenergia Avançada (ABA) organiza a B+ Summit 2024, nos dias 1 e 2 de outubro, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, reunindo especialistas e líderes do setor para discutir o futuro da energia e as estratégias para alcançar a tão necessária descarbonização.
A transição energética é um dos temas centrais da agenda política e económica mundial e Portugal tem-se destacado na procura por soluções inovadoras para acelerar a descarbonização. De acordo com Anabela Antunes, Presidente da ABA, “a B+Summit é o ponto de encontro de todos os que acreditam que a transição energética não é apenas um objetivo, mas uma necessidade urgente. Com discussões que visam acelerar a mudança, este evento é uma oportunidade para encontrar soluções práticas e economicamente viáveis que possam ser implementadas a curto prazo.”
Com a descarbonização dos transportes e da indústria no centro do debate, a B+ Summit 2024 alarga a discussão para incluir não só o setor dos transportes pesados, mas também o setor marítimo, ambos vitais para a economia global e para a redução significativa das emissões de gases com efeito de estufa.
Entre os oradores confirmados estão figuras de destaque, como António Costa e Silva, ex-Ministro da Economia e do Mar, Francisco Vieira, diretor do programa “Advanced Management in Energy” (AMEG), Pedro Martins Barata, vice-presidente da Environmental Defense Fund, António Comprido, secretário-geral da EPCOL (Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes) e Harmen Dekker, diretor executivo da European Biogas Association.
Os especialistas vão partilhar as suas perspetivas e propostas sobre as oportunidades que o país tem para liderar o processo de descarbonização no setor dos transportes e da indústria. Desta forma, a conferência é uma oportunidade única para explorar como a transição energética pode ser acelerada, com especial foco em biometano, gases renováveis e combustíveis de baixo carbono.
A B+ Summit 2024 é uma oportunidade única para todos os interessados em soluções energéticas sustentáveis e inovadoras. A programação completa do evento está disponível no site oficial, onde também é possível adquirir bilhetes. Com um leque diversificado de oradores e painéis de discussão, a conferência promete ser um marco na definição de caminhos para um futuro mais sustentável e descarbonizado.