1/19/2024

Entrevista Elnomart: “A recolha seletiva de OAU a nível do sector doméstico é uma vitória"

Depois de concluir os estudos na área da Gestão de Resíduos, Eleutério Martins ganhou interesse pelos OAU e Biodiesel, numa época em que o tema dos biocombustíveis era ainda pouco explorado. Da teoria passou à prática e às experiências, lançando a Elnomart com o objetivo de responder ao que se revelaria ser uma tendência na recolha e destino final do OAU. Conheça mais sobre a empresa que Eleutério criou e como esta foi evoluindo à medida das necessidades do mercado.

De que maneira é que a atividade da Elnomart na recolha e tratamento dos resíduos contribui para a preservação da Natureza?

A nossa actividade, como a de qualquer outra empresa, apresenta sempre um impacto no ambiente. Seja por necessidades operacionais, seja por ineficiência de processos. No entanto, a procura por uma operação mais eficiente é constante. E obviamente a recolha e tratamento de resíduos, nomeadamente óleo alimentar usado, vem equilibrar grandemente a balança no que toca à preservação da Natureza, pois ao conter, reciclar e retirar esse resíduo em particular do ambiente, promove uma preservação do meio terreste e aquático e evita prejuízos graves à fauna e à flora, que de outra forma constituiria uma séria ameaça.

Em que mercados fazem a maioria da recolha de resíduos? Esse cenário tem mudado desde a vossa fundação?

O mercado onde a empresa opera maioritariamente tem passado pelo mercado nacional, nomeadamente no sector HORECA (hotelaria, restauração e cafetaria) e alguma percentagem no sector doméstico. Desde o início, onde se verificou a maior alteração foi no que toca à legislação, que tem regulado o mercado e trouxe uma evolução bastante positiva, especialmente nos Municípios com a recolha na via pública, mas também no sector da hotelaria e restauração onde se verificou uma maior consciencialização e, por conseguinte, uma taxa de recolha mais elevada.

Porque é que é importante que os operadores no segmento HORECA façam a reciclagem dos seus resíduos?

Os operadores deste sector desempenham um papel fundamental nas taxas de reciclagem, pois é nas suas unidades que é gerada uma grande percentagem dos resíduos. E no que toca ao óleo alimentar usado, esse esforço de reciclagem tem sido bem notório e poderemos assumir que a quase totalidade do óleo produzido, em Portugal, é recolhido. E com essa recolha tem sido possível produzir biocombustível, que se traduz numa redução substancial de emissões de gases nocivos. São considerados por nós muito mais que clientes, são parceiros... e podemos assegurar que o fruto desta parceria se tem traduzido num futuro mais verde para todos.

Qual a estratégia da Elnomart para a transição energética? Que projetos estão a desenvolver nesse âmbito?

A transição energética é um termo e um tema que, apesar de ser uma preocupação recente na sociedade atual, desde sempre nos preocupou enquanto empresa operadora no sector dos resíduos e com uma grande responsabilidade ambiental. A redução das emissões poluentes através da utilização de combustíveis com maior incorporação de biocombustíveis como B20 (e em algumas alturas B50) nas viaturas da empresa foi, ao longo dos anos, uma constante.

A instalação de baterias de painéis fotovoltaicos para a produção de alguma da eletricidade consumida é também um projeto a curto prazo, bem como o aquecimento das águas de lavagem utilizadas nas operações por meio de painéis solares. As viaturas comerciais continuarão a usar motores de combustão e, quando as baterias elétricas apresentarem uma maior autonomia, serão também uma hipótese a ponderar.

Tão importante como a transição energética é a nossa aposta na eficiência energética, através de equipamentos de iluminação mais eficientes e otimização de rotas das viaturas através de softwares específicos.

 

Como vê o setor energético em Portugal e na Europa daqui a 10 anos?

A Europa terá de se reinventar como um todo, em total sintonia, a muito curto prazo e terá de procurar fontes de energia mais eficientes, menos dependentes do carbono e ser mais autossuficiente no que diz respeito à industria e inovação.

Que outros casos de sucesso pode partilhar connosco?

Toda a fileira dos OAU representa atualmente um caso de sucesso em Portugal e na Europa, tanto a nível de eficiência na recolha e transformação do resíduo, bem como a criação e adoção de pacotes sucessivos de legislação que regulamentam o mercado de uma forma bastante lúcida e transparente. A recolha seletiva nos Municípios a nível do sector doméstico é também uma vitória quando comparado com a realidade de muitos outros países. Assim é com orgulho que posso dizer que a Elnomart, com o seu contributo, ajuda e faz parte desse sucesso global que é a gestão do OAU em Portugal.