1/31/2023

Entrevista Eco-Oil: “Qualquer tonelada a menos de CO2 na atmosfera é relevante para alcançarmos a neutralidade carbónica”

O fuel produzido a partir de resíduos pela Eco-Oil, empresa portuguesa associada da ABA, foi certificado com o selo internacional ISCC Plus, comprovando a sua sustentabilidade e baixo impacto carbónico. Fique a conhecer mais sobre como este fuel feito a partir de hidrocarbonetos está a contribuir para reduzir as emissões de CO2 na indústria nesta entrevista com Nuno Matos, Diretor-Geral da Eco-Oil.

O que se destaca nesta certificação ISCC Plus?

Em comparação com um combustível fóssil, produzido em refinaria, a produção do EcoGreen Power revelou ter um impacto ambiental mínimo. Com uma redução de 99,75% nas emissões de CO2, o nosso fuel é agora, de forma comprovada, uma fonte importante de energia sustentável para a indústria.

Num momento em que as metas de descarbonização na UE se revelam ambiciosas, sabemos que qualquer tonelada a menos de CO2 na atmosfera é relevante para alcançarmos a neutralidade carbónica, e o nosso fuel sustentável vem assumir um papel de relevo nesse compromisso na indústria.

Neste momento, o EcoGreen Power é o primeiro fuel no mundo certificado com o selo ISCC Plus que assegura a redução significativa ao nível das emissões poluentes.

Importa ainda salientar que todos os processos e procedimentos na Eco-Oil estão certificados por standards internacionais de qualidade, segurança e sustentabilidade. A responsabilidade social da empresa está igualmente validada pelo sistema EcoVadis, tendo alcançado o nível Platinum – que em Portugal só mais duas empresas o conseguiram alcançar. Assim reforçamos a nossa missão de produzir não só um fuel de qualidade, como também de garantir que todas as pessoas, processos e meio envolvente estão em segurança.

Qual o papel do EcoGreen Power na valorização de resíduos?

O trabalho inicial da Eco-Oil sempre esteve assente na recolha e processamento de águas contaminadas em navios-tanque. Para entrar no estaleiro de reparação, o navio tem de retirar quaisquer resíduos inflamáveis e poluentes que ainda restem nos tanques. A Eco-Oil nasceu em 2001 com o propósito de recolher e tratar estas águas, antes de as devolver livres de quaisquer elementos tóxicos para o meio ambiente.

Nos primeiros anos de atividade ficou claro que, do tratamento das águas, era possível recuperar um combustível com elevado valor acrescentado. O EcoGreen Power foi registado enquanto marca em 2020, e é um fuel sustentável, feito integralmente a partir dos resíduos de hidrocarbonetos que recolhemos nas águas dos navios.

Com recurso a processos físico-químicos e operações unitárias, conseguimos produzir um fuel proveniente inteiramente de resíduos que, de outro modo, teriam alcançado o seu fim de vida.

Ao aproveitar estes resíduos, estamos a contribuir para prolongar o seu ciclo de vida e a dinamizar a economia circular, acrescentando valor na produção de energia sustentável com baixa pegada de carbono.

De que forma está o fuel EcoGreen Power a contribuir para preservar o meio ambiente?

Em primeiro lugar, o nosso fuel sustentável vem potenciar essa preservação ambiental pelo baixo impacto carbónico do seu processo de produção. Por esse motivo, a utilização do EcoGreen Power está a reduzir também a pegada carbónica no processo industrial. Só no ano de 2021, por exemplo, a utilização deste fuel evitou 96 mil toneladas de emissões poluentes para a atmosfera.

É preciso destacar que a preservação do ambiente também passa por reduzir a exploração dos recursos naturais, a redução da deposição ou eliminação de resíduos e a prevenção da poluição ambiental na eventual má utilização dos resíduos tóxicos e perigosos. Como referi antes, na Eco-Oil estamos a contribuir para a economia circular através do processamento destes resíduos para os transformar num produto, enquanto se evita o seu desperdício e descarte incorreto em alto-mar.

Quais são os objetivos para o futuro na Eco-Oil?

Hoje, temos capacidade para processar cerca de 370 mil toneladas de resíduos, assumindo uma posição importante entre os cinco maiores players no setor, a nível europeu. A nossa missão passa por continuar a colocar o EcoGreen Power como uma resposta de relevo para a descarbonização industrial, tornando-o num aliado para a transição energética em aceleração.

Queremos estar na linha da frente para auxiliar a indústria neste processo, tão urgente e necessário para a sustentabilidade do nosso planeta. As energias alternativas devem ser, cada vez mais, promovidas no seio da indústria, de modo a contribuir para esta mudança no setor, e a Eco-Oil continuará a trabalhar para responder a esses objetivos.